quinta-feira, 15 de maio de 2008

Coincidências

Hoje, para não variar, não ouvi o despertador. Acordei uma hora mais tarde que o previsto e saí de casa bastante atrasado.

Quando cheguei à rua, constatei que estava a chover. Sem guarda chuva ou casaco, meti as mãos nos bolsos e pensei: "vai ser um dia daqueles".

Mesmo atrasado, fiz a sacrossanta paragem na papelaria, para ver os títulos dos desportivos. Benfica nas 3 capas, tudo normal, portanto. Saí conformado com a lesão do Liedson e a fazer uma nota mental para não me esquecer de registar o Euromilhões no dia seguinte.

Claro que, quando levantei a cabeça, vi o 50 partir. Sim, o 50, o autocarro com maior história (e estórias) e carreira da Carris, no fundo o autocarro, ia seguindo o seu caminho perante os pingos insistentes. Escusado será dizer que era o meu autocarro. Frustrado, ia insultando o inventor da roda, quando vejo passar... outro 50. Não resisti a soltar um "p*t* que p*r**".

Avancei para a paragem, mentalizado para, com sorte, 20 minutos de espera à chuva. Mas, milagre dos milagres, apareceu um terceiro autocarro. Este não dava para perder.

Entrei apressado e a gabar a minha sorte: não é todos os dias que se anda num 50 vazio! Sentei-me onde me apeteceu e aconteceu um daqueles fenómenos exclusivos deste autocarro: vi, uns quantos bancos à frente, virado na minha direcção, um rosto extremamente familiar. O meu cérebro demorou ainda uma fracção de segundo a informar-me sobre quem era aquela pessoa, mas a minha cara abriu-se imediatamente num sorriso daqueles.

Ali estava aquele amigo que há tanto tempo não via! Levantámo-nos os dois e cumprimentámo-nos efusivamente. A troca de palavras habituais neste tipo de reencontros, mas o coração bem cheio.

Há mais de dois anos que não contactávamos. Vivíamos em sítios diferentes, tínhamos idades diferentes, amigos diferentes, ocupações diferentes, mas o 50 voltou a reunir-nos.

Foram 20 minutos muito bem passados, mas poderiam ter sido muitos mais. Haveria conversa para muitas horas, muitas imperiais e muitas gragalhadas.

Não deixa de ser curiosa a forma como todo um conjunto de factores e acontecimentos possibilitou este momento tão especial. Acordei tarde, saí atrasado, perdi 2 autocarros e reencontrei um grande amigo.

Só no 50, mesmo.

Nenhum comentário: