quinta-feira, 26 de março de 2009

Regresso às origens

Este fim de semana tirei uma folga da minha vida. Peguei na 4L e segui sozinho até à Zambujeira do Mar. Fora do Verão (especialmente fora da época do Sudoeste) a Zambujeira é um vilarejo muito calmo. Pouca gente nas ruas, poucos carros, pouca confusão. E depois... o mar enorme que recorta a costa criando falésias de uma imponência difícil de descrever... Era mesmo daquilo que eu estava a precisar.

Curiosamente, foi na Zambujeira que vivi os primeiros meses da minha vida (acho que a passagem deste "paraíso" para a Buraca é capaz de justificar toda a minha impureza), logo esta fuga acabou por ser um "regresso às origens". Numa fase da minha vida em que me tento reconstruir, faz sentido que passe pela "casa de partida", torne às raízes... Ainda para mais se estas são num local tranquilo junto ao oceano.

Instalei-me numa residencial manhosa, desliguei os telemóveis e pus a mochila às costas, carregando uma garrafa de água, a minha velhinha Pentax, o caderno e uma bíblia. De boné na cabeça percorri quilómetros junto ao mar. Deu para reflectir e rezar um pouco, para me aproximar um pouco mais de Deus... e de mim próprio.

Regressei à vida sem ter tomado nenhuma grande decisão, sem ter resolvido nenhum dos meus problemas, sem ter tido nenhuma epifania extraordinária. Mas regressei mais eu, e isso já é uma vitória.

2 comentários:

Roberto disse...

caminhar assim nas margens do mundo deve ser uma boa forma de fazer as pazes com ele, e com nós mesmos. um grande abraço

Anônimo disse...

Fico satisfeita que acabaste por conseguir o tal fim de semana;)

Hasta**