segunda-feira, 16 de março de 2009

Conversa de Barbearia


Há uns dias ouvi um frade franciscano utilizar a expressão "conversas de barbearia" para representar diálogos de cariz mais... ordinário. E é uma excelente denominação, embora não concorde com o tom reprovador utilizado pelo frade.

A verdade é que, por serem locais de reunião quase exclusivamente masculina, as barbearias serão sempre espaços privilegiados para conversas de tom menos decoroso. E, como é fácil adivinhar, vou partilhar convosco uma dessas conversas.

Toda a acção se desenrola numa barbearia de bairro. Espaço pequeno, com 3 cadeiras de barbeiro em frente aos espelhos e bancadas do material de "tosquia". Dois pequenos sofás junto ao balcão, uma pequena mesa com os desportivos do dia e uma estatueta de uma águia completam o cenário.

Actores... 3 barbeiros, o mais novo quarentão, o mais velho com mais de 60 e um intenso cheiro a álcool a partir das seis da tarde. Dois ou três clientes e dois "visitantes" que, sentados nos sofás, vão lendo os desportivos e metendo conversa com quem entra.

E lá estava eu... Confortavelmente sentado, paninho à volta do pescoço, navalha a roçar a pele.

Discutia-se futebol, o domínio do Porto graças ao Pinto da Costa e a injustiça dos árbitros para com o """glorioso"""... Até que entrou o Vitó (nome fictício).

Rapazito do bairro com trinta e muitos e ar de pintas, cumprimentou toda a gente efusivamente e entrou logo na conversa, com o típico discurso do manhoso que quer (e consegue) agradar a gregos e troianos. Depois de se "introduzir" começou a falar do seu negócio. Aparentemente o Vitó ganha a vida a vender produtos que melhoram o desempenho sexual masculino e, mais que cortar o cabelo (que até estava curtinho), parece-me que foi tentar angariar clientes.

-Vim aqui deixar uma caixa p'ró Manel. Parece que agora arranjou uma brasileira e tem de o ter levantado senão ela vai sambar p'ra outro lado.

-Mas isso funciona mesmo?

-Então não funciona? Não funciona... olha este! Oh amigo, você toma um destes e é um ver se te avias. 72 horas a f****! Ela até vai levantar bandeira branca, a pedir rendição que já não aguenta as dores na c***.

-Então mas tu já experimentaste isso?

-Eu não preciso disso! Mas tomo de vez em quando... é giro, que isto dá-te uma tesão que meu Deus do céu. É uma festa...

-Ah, aqui ninguém precisa!

-Isto é só velhos... Não precisam... Estão é com vergonha... Oh amigo, vergonha é querer f**** e não conseguir. Isto não faz mal a ninguém, não é como o Viagra que dá cabo do coração. Não tem contra-indicações nenhumas. A única recomendação é que se tenha uma mulher ao pé... senão vai ser bater à p****** até ter cãibras no braço! Porque isto levanta e não desce!

Eu não conseguia parar de rir, mas a verdade é que o Vitó conseguiu deixar o seu contacto a uns quantos "seniors", certamente interessados em melhorar a sua performance amorosa...

-Vai ver Ti Manel, não se vai arrepender... A D. Maria vai andar com um sorriso nos lábios...

-Hehehe, obrigado Vitó, obrigado!

Um comentário:

Mike disse...

Fogo que espectáculo! Só tu para encontrares estas pérolas! Quando fôr grande e tiver barba quero ir à buraca cortá-la! ;)

Abraço.