sábado, 8 de novembro de 2008

O Romance na Defesa - A marcação "homem a homem"


A marcação homem a homem, salvo seja, tem um contexto táctico um pouco diferente… um defesa que jogue neste tipo de estratégia tem um jogador destacado que deve “perseguir” dentro de campo. O defesa deve seguir todos os passos do avançado, antecipar-lhe cada movimento e ser, realmente, incomodativo. É uma táctica cansativa, tanto para quem defende como para quem ataca.

Há defesas que optam logo por explicar ao avançado o que o espera, entrando “durinho” desde os primeiros minutos. Contudo, outros há que têm mais fair play e optam por uma abordagem mais civilizada, mantendo, no entanto, o mesmo intuito: ganhar o confronto.

Em jogos desta natureza, acaba sempre por se criar uma relação entre defesa e avançado, que tanto pode ser empática como de pura animosidade. Muitas vezes, este tipo de marcação acaba até com a expulsão de um ou ambos os atletas. Há porém quem consiga viver o “espírito do jogo”, trocando até camisolas no final do encontro.

No jogo da sedução esta é também uma táctica muito utilizada… O homem fixa um alvo e não larga, vencendo, muitas vezes, por cansaço. Claro que corre o risco de a mulher se chatear rapidamente e, qual Zinedine Zidane, espetar uma valente cabeçada e acabar com o jogo. O defesa tem de ter consciência das suas capacidades e perceber se o avançado adversário é um tipo calmo ou mais impetuoso, agindo depois em conformidade...

Nenhum comentário: